quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cinematógrafo Doc's

Cinematógrafo
Projecções de Imagens

Na última edição do festival de Outono em 2006, procurou-se iniciar a ligação com o Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, no sentido de poder programar as projecções em função de propostas consistentes, relativamente à programação geral. No fundo, era bastante importante ter uma escolha bem fundamentada, atendendo aos pressupostos que se defendiam, de caracter comunitário e de desenvolvimento local.

O visionamento de “Lapsus Sonorus”, um documentário de Luis Margalhau, complementou um colóquio sobre musicoterapia, realizado no Auditório da AFUV, dirigido às Filarmónicas do Concelho de Montemor-o-Velho. Este foi o precedente para se implementar nesta iniciativa, um espaço, para se projectarem curtas metragens ou documentários, para além de outras possibilidades do cinema e do audiovisual, ainda que sem pretenciosismos exagerados, com bastantes reservas e limitações.
Cinematógrafo Doc's (Dom 29 Nov - 16:00h)
“Ritmos da Cidade” de LUIS MARGALHAU

“Ritmos da Cidade foi desenvolvido no âmbito do 2º Curso de Formação de Animadores Musicais – resultou num projecto de fusão de estilos musicais ilustradores da pluralidade de linguagens e vivências que coexistem no tecido urbano. Surpreendendo o público pela positiva, que aplaudiu o conceito, o projecto reuniu comunidades tão improváveis como, por exemplo, grupos de hip-hop, um grupo de percussão de influências brasileiras, uma tuna composta por elementos seniores e novos agrupamentos nascidos na Casa da Música, designadamente a Orquestra de Famílias Reais.

Dirigido por Paul Griffiths, Sam Mason e Tim Steiner, este projecto reuniu largas dezenas de pessoas, músicos e não só, culminando com com um espectáculo apresentado na praça da Casa da Música, onde os participantes encheram o palco de ritmos bem distintos.
Verdadeiro caldeirão de culturas e gerações, “Ritmos da Cidade” revelou como é possível estabelecer o diálogo entre elementos distintos da sociedade. Um facto vivido pelos seus inúmeros protagonistas e comungado com o público que assistiu ao espectáculo, uma massa humana vibrante que entendeu a mensagem e retribuiu com aplausos.”

Jornalista: Catarina Lázaro Imagem: Filipe Barbosa, Luis Margalhau Assistente de Imagem: Emanuel Marques Edição: Rui Costa Co-edição: Luis Margalhau Som: Casa da Música Produção: Serviço Educativo da Casa da Música Realização: Luis Margalhau Fotos originais: Margarida Ribeiro

Está convidado a partilhar connosco este documentário, como uma proposta se quizer um desafio à imaginação.A importância da música na vida das pessoas não é exclusivamente do universo das cidades. Podemos reflectir sobre a universalidade da música e o seu poder transversal de comunicação.

Deixemos respirar a música e, acompanhemos os seus ritmos.
Este documentário é dirigido para quem gosta de música.
Com tranquilidade e boa disposição!

festival de Outono
Centro Cultural de Verride
Domingo 29 de Novembro 2009 pelas 16:00h